top of page

Trabalhos

Fim da linha

Reportagem multimídia publicada no R7 Estúdio, o espaço premium do portal, sobre o aumento do suicídio entre mulheres no Afeganistão sob o regime talibã. Para esta matéria, tive que localizar fontes e personagens que residiam no Afeganistão. Durante a apuração, conheci, por meio do Linkedin, o Dr. Sharafuddin Azimi, um psiquiatra de Cabul. Ele então me apresentou a Hosa, uma jovem afegã que apresentou sintomas de depressão em meio à nova realidade imposta às mulheres pelo Talibã. O texto também contempla as aspas da Dra. Anjhula Singh Bais, presidente do Conselho da Anistia Internacional, e de uma jovem afegã que se refugiou no Brasil após a volta do grupo islâmico ao poder.

​

Acesse: https://shorturl.at/aizIN

afeganistao-comemoracao-taliba-15082022160156665.jpeg

Ela virou 'jornalista' do horror em Gaza aos 9: 'Destruíram até parquinhos'

Reportagem publicada no UOL sobre a história de Lama Jamous, uma menina palestina de nove anos que ganhou fama nas redes sociais após passar a documentar a guerra na Faixa de Gaza, sua terra natal. Enquanto caminha pelas ruas, ela mostra os destroços do que restou no território palestino e conversa com pessoas diversas, na esperança de amplificar a voz de seus conterrâneos. Lama é filha de um repórter da Al Jazeera, a principal rede de mídia do mundo árabe, e sonha em se tornar uma grande jornalista. 

​

Acesse: https://shorturl.at/rwFJU

Ela se vestiu como menino por 10 anos para driblar machismo no Afeganistão

lama.jpg

Relato em primeira pessoa publicado na Universa, a editoria sobre assuntos femininos do UOL, sobre a história de Nilofar Ayoubi. Trata-se de uma jovem afegã, hoje com 27 anos, que fingiu ser um menino durante quase uma década para escapar da violência de gênero em seu país. Aos quatro anos de idade, Nilofar brincava nas ruas de Kunduz, no norte do país, sem o véu islâmico, conhecido como hijab. Por esse motivo, sofreu um ato de violência por parte de um homem desconhecido. Em um ato de desespero, o pai pegou uma tesoura, cortou o cabelo de Nilofar na altura das orelhas e decretou que, dali em diante, a filha assumiria uma identidade masculina.

​

Acesse: https://shorturl.at/lCIOR

'Ocidente fracassou com a democracia no Afeganistão', diz líder da oposição ao Talibã

aiaiai.jpg
fawzia-koofi-14082023145827865.jpeg

Entrevista pingue-pongue publicada no R7 Entrevista com a ex-deputada Fawzia Koofi. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Nacional do Afeganistão, e é também uma das principais líderes da oposição ao Talibã. Fawzia, hoje com 48 anos, iniciou sua carreira política aos 26, logo após a queda do primeiro regime do grupo islâmico, em 2001. Vinte anos depois, com a volta dos radicais ao poder, foi forçada a deixar o país, e atualmente mora na Inglaterra. Mesmo longe, trabalha todos os dias em prol da causa das meninas e mulheres afegãs.

​

Acesse: https://shorturl.at/IYZ34

bottom of page